Sniper Americano

    



Titulo: Sniper Americano 
Autor: Chris Kyle
Páginas: 344
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Traduzido por: André Gordirro
Resenha escrita por: Camiila Cristianne
Download do livro em PDF: Sniper Americano












"Não sou inocente e não romantizo a guerra e o que precisei fazer lá. Os piores momentos da minha vida aconteceram como Seal. Perder os companheiros. Ver um moleque morrer nos meus braços."


O livro se inicia com Chris protegendo seus parceiros que estavam patrulhando uma pequena cidade iraquiana, Chris consegue ver através da luneta de seu rifle, uma mulher saindo de um casebre com sua filha, até que ele percebe que a mulher carrega uma granada e que iria usá-la mesmo com a criança perto, ai então ele precisa elimina-la antes que ela fizesse tudo explodir. 

Sniper Americano é uma forte e polemica narrativa em primeira pessoa da história de um Seal que ficou conhecido como o atirador mais letal da historia dos Estados Unidos
Chris descreve com clareza e simplicidade (e um pouco de palavrão) cada momento de sua vida, desde seu amor por armas que vem de infância, mostra quando entrou para as forças armadas, quando conheceu sua esposa Taya, que em alguns trechos no livro mostra sua visão das coisas e a maneira como se sentia em relação ao medo de um dia não poder ver seu marido novamente, até as adaptações que precisou passar, Chris relata seu amor pela pátria e suas diversas experiências, as mais marcantes no período em que serviu seu país em suas operações. 

Mostra os altos e baixos, os conflitos familiares começam a surgir, principalmente com a gravidez de Taya, quando ela percebe que Chris ama tanto servir a pátria que família para ele acaba ficando em terceiro lugar da lista de prioridades, nos relatos é possível ver a dificuldade no relacionamento, pois ao mesmo tempo em que se amam é como se a cada vez que se reencontrassem já não se conhecessem mais. 

"Foi emocionante estar presente em outros funerais de Seals, mas aquele foi ainda mais. Você se sente tão mal, não dá pra imaginar a dor dos outros. Você reza por eles e agradece a Deus por não ser você na primeira fila." 


Na biografia contada pelo próprio Chris, podemos ver seus passos desde que deixou sua calma vida do Texas, se alistou nas forças armadas e conseguiu entrar mesmo com pinos em seu braço, desde os treinamentos até de fato as batalhas. A história da Lenda que hoje é conhecida por todos. 

"Eu não rezava sempre que saia, mas agradecia a Deus toda noite quando voltava"


Pequenos, espero que tenham gostado da resenha, espero também que entendam o quanto é difícil resenhar uma biografia, a cada frase pode ser um ponto importante da história, por isso ela fica muito superficial, porém esse é meu ponto de vista. 
A história é forte, quando lia algumas partes relacionadas à Taya me tocavam o coração, pois querendo ou não eu acabei me colocando no lugar dela, ainda mais eu que sempre sonhei em me casar com um soldado e meu noivo sempre sonhou em ser um (e está caminhando pra isso), querendo ou não tem pontos muito parecidos entre eles que me fez ler e entender de varias maneiras possíveis, com vários sentimentos possíveis.
 Confesso que achei cansativo e ruim de ler os nomes das armas e algumas coisas, pois não entendo disso, mas o livro em si é muito lindo quando bem compreendido. Eu recomendo. 

Espero que tenham gostado dessa resenha.
Gostou? Deixa um Like aqui em baixo 
Beeijos

2 comentários:

  1. Louca para ver esse filme *-*
    Te indiquei para uma TAG lá no meu blog!
    Se quiser saber mais é só entrar neste link!
    http://historiasdeumamenteinquieta.blogspot.com.br/2015/08/tag-complete-frase.html

    ResponderExcluir
  2. Defender a pátria é o tema principal de um filme de guerra, mas o filme Francotirador pode ver ao mesmo tempo uma história de amor, onde ele se esforça para emergir vivo das batalhas diárias. Esse é o aspecto que torna esta uma proposta diferente, vale a pena assistir.

    ResponderExcluir